Ajuda
Home Legislações GM PORTARIA Nº 1.050 DE 8 DE MAIO DE 2007.
PORTARIA Nº 1.050 DE 8 DE MAIO DE 2007. Imprimir E-mail
Legislações - GM
Seg, 07 de Maio de 2007 21:00
PORTARIA Nº 1

PORTARIA Nº 1.050 DE 8 DE MAIO DE 2007.

 

Institui Comissão de Monitoramento e Avaliação do conjunto de ações que compõem o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS).

 

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista as disposições contidas na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regula a promoção, a proteção e a recuperação da saúde,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º  Instituir Comissão de Monitoramento e Avaliação do conjunto de ações que compõem o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - SNVS, com a finalidade de contribuir para o permanente aperfeiçoamento do sistema, sua sustentabilidade e institucionalização dos avanços obtidos no âmbito da Vigilância em Saúde.

Art. 2º  São atribuições da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde:

I - monitorar e avaliar o desempenho do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde;

II - acompanhar, por meio de relatórios e indicadores, as atividades de vigilância, de prevenção e de controle de doenças; e

III - elaborar recomendações à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para corrigir insuficiências detectadas e proteger os avanços obtidos, de forma a obter o constante aperfeiçoamento do SNVS.

Art. 3º  A Comissão de Monitoramento e Avaliação será composta por indivíduos de notório saber nas áreas integrantes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

§ 1º  Os membros deverão declarar a inexistência de conflito de interesses com suas atividades no debate dos temas pertinentes à Comissão, sendo que, na eventualidade de existência de conflito de interesses, deverão abster-se de participar da discussão e da deliberação sobre o tema específico.

§ 2º  Considerando o disposto no caput deste artigo, os membros não poderão indicar representante ou substituto no caso de impedimento de comparecimento às reuniões ordinárias e extraordinárias.

Art. 4º  A Comissão de Monitoramento e Avaliação contará também com a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos como representante institucional do Ministério da Saúde.

Art. 5º  Estabelecer que a Comissão de Monitoramento e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, tenha a seguinte composição, sob a presidência do primeiro:

I - Carlyle Macedo;

II - Anastácio de Queiroz Sousa;

III - Eliseu Alves Waldman;

IV - Francisco de Paula Pinheiro;

V - José Cássio de Moraes;

VI - Márcia Furquim de Almeida;

VII - Maria da Glória Teixeira;

VIII - Maria do Carmo Leal;

IX - Maria Fernanda Lima e Costa;

X - Maurício Lima Barreto;

XI - Paulo Chagastelles Sabroza;

XII - Pedro Luiz Tauil;

XIII - Roberto Medronho;

XIV - Marilisa Berti de Azevedo Barros;

XV - Rita Barata Barradas;

XVI - Euclides Castilho;

XVII - Adib Jatene; e

XVIII - Reinaldo Felippe Nery Guimarães.

§ 1º  Os membros da Comissão de que trata esta Portaria não receberão nenhuma gratificação para o seu exercício, sendo considerado trabalho de relevância pública.

§ 2º  Os membros poderão deixar de integrá-la a qualquer tempo, a pedido do membro integrante ou a critério dos demais membros, mediante formalização da solicitação de desligamento feita pelo Presidente ao Secretário de Vigilância em Saúde.

a) Será desligado de suas funções o membro que, sem motivo justificado, deixar de comparecer a duas reuniões consecutivas.

§ 3º  A critério do Presidente da Comissão, poderão ser criadas subcomissões técnicas específicas.

§ 4º  A Comissão de Monitoramento e Avaliação terá seu trabalho normatizado por regimento interno.

Art. 6º  Determinar que o Secretário de Vigilância em Saúde e os dirigentes por ele indicados integrem a reunião da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, com a finalidade de prestar informações e esclarecimentos técnicos para implementação e pleno funcionamento de suas atribuições.

Parágrafo único.  A Secretaria de Vigilância em Saúde fica responsável pelo exercício da Secretaria-Executiva da Comissão, e pelo fornecimento de todas as informações necessárias ao desempenho de suas atribuições e pelo apoio para realização das reuniões.

Art. 7º  A Comissão de Monitoramento e Avaliação reunir-se á, ordinariamente, (uma) vez ao ano ou, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.

Parágrafo único. Na sua primeira reunião, a Comissão de Monitoramento e Avaliação aprovará seu regimento interno.

Art. 8º  O relatório da reunião da Comissão será encaminhado ao Secretário de Vigilância em Saúde.

Art. 9º  As despesas decorrentes do funcionamento da Comissão de que trata esta Portaria ficarão a cargo da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Art. 10.  Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11.  Ficam revogadas a Portaria nº 1.853/GM, de 9 de agosto de 2006, publicada no Diário Oficial da União nº 153, de 10 de agosto de 2006, Seção 2, pág. 39, a Portaria nº 2.126/GM, de 11 de setembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União nº 175, de 12 de setembro de 2006, Seção 2, pág. 22.

 

JOSÉ GOMES TEMPORÃO

 

Somente usuários registrados podem escrever comentários!

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."

 
<<  Março 2013  >>
 Seg  Ter  Qua  Qui  Sex  Sab  Dom 
    
Esus
Inovar e Simplificar a Gestão do SUS.
www.rgesus.com.br

SIVAC

Controle suas campanhas de vacinação online.
www.sivac.com.br
 
SaberSUS
Reconhecendo as mudanças no SUS.
www.sabersus.com.br
brasilsus